11 MAI 2018
A Disney apresentou, há algumas semanas, o protótipo de uma jaqueta que simula sensações físicas. A mistura de roupa com device foi desenvolvida em parceria com o MIT Media Lab e a Carnegie Mellon University. A jaqueta possui airbags, sensores e indutor de sensações.
Batizada de Force Jacket, ela foi criada para ser utilizada em conjunto com óculos de realidade virtual para potencializar experiências imersivas dentro do parque, sobretudo, aquelas que simulam toques e interações como abraços ou até mesmo um tiro.
Rodrigo Terra, COO da Arvore Immersive, explica que esse é um dos vários projetos que a Disney vem desenvolvendo em pesquisas relacionados à imersão. “Atualmente, uma das principais linhas de estudo de imersão está relacionada a sensações como toque e músculos”, explica.
Emular sensações como toques e contrações musculares e coloca-los em perspectiva, segundo Terra, é extremamente importante na evolução dos conteúdos produzidos para serem utilizados de forma imersiva. “Entender a imersão para além da audição e visão é superimportante para torná-la uma experiência completa”, reforça.