20 MAR 2018
O Google lançou discretamente um novo programa com foco no varejo online e, em outras palavras, um serviço que visa concorrer com a Amazon.com. Chamado Shopping Actions, o serviço permite usuários comprarem diretamente através de anúncios encontrados no buscador e através de comandos de voz no Google Assistant. A novidade, por enquanto, está disponível apenas para usuários e lojas nos Estados Unidos.
Caso você precise comprar por um novo sapato ou quem sabe, mais sabão em pó, você pode pedir ao Assistant, tanto no aplicativo que habita o seu smartphone quanto no Google Home. Ele coletará o seu pedido e pedirá permissão para acrescentar no carrinho o produto solicitado ao chamado Google Express. Da mesma forma, você poderá comprar diretamente pelos anúncios exibidos no resultado de buscas.
A grande sacada aqui é que o Google permitirá comprar de diferentes lojas e concluir a compra em um só lugar. Claro, a essa altura, o Google pedirá pelos dados do seu cartão de crédito. Em troca, as lojas darão ao Google uma porcentagem de cada compra feita pelo serviço. Vale ressaltar que a porcentagem aqui é distinta do pagamento que marcas e lojas fazem ao Google para exibir anúncios patrocinados. As lojas só pagarão ao Google quando compras forem concluídas.
Entre as companhias parceiras do novo programa estão Walmart, Target e Home Depot. Segundo o Google, a companhia começou a testar o programa depois de observar que as buscas móveis por produtos aumentaram 85% nos últimos dois anos.
Em entrevista a Reuters, o presidente da divisão para varejo e compras do Google, Daniel Alegre, disse que a gigante de tecnologia está encorajando empresas a verem a novidade como um aliado contra a Amazon. "Nós tomamos uma abordagem fundamentalmente diferente da Amazon, porque nós nos vemos como um habilitador do varejo. Como parte de uma solução para o varejo para permitir melhores transações". A companhia ainda não anunciou planos de lançar o programa para outros mercados.