Inteligência Artificial é a grande aposta da Google para este ano, como mostram os lançamentos do Google I/O 2018 desta terça-feira (8). Android P, Google Assistente, Fotos, Maps, smart displays e demais produtos foram apresentados com foco em aprender padrões a partir do comportamento dos usuários, ajudá-los a encontrar o que precisam e poupar seu tempo.
Durante a apresentação, a fabricante anunciou que a versão beta do Android P já está disponível no Google Pixel e celulares de outras sete marcas (Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e Essential PH‑1).
Google Assistente
A assistente virtual ficou mais inteligente e ganhou seis novas vozes (incluindo a do cantor John Legend). Com uma nova tecnologia chamada de Conversação Contínua, os usuários não precisam mais dizer “Hey Google” a cada pergunta. Basta falar uma vez e manter a conversa com o software.
O investimento na Assistente este ano é para fazer as coisas acontecerem no mundo real. No palco, Sundar Pichai, CEO do Google, mostrou a seguinte situação: o usuário pede para a assistente marcar um horário no cabeleireiro. A partir disso, o app liga para o salão e conclui a ação. O pedido foi feito de forma natural, compreendendo tudo que a pessoa do outro lado da linha falou e dando, inclusive, respostas engraçadinhas.
Novidades do Android P
O grande trunfo do Android P é ter ficado mais esperto. A plataforma móvel da Google ganhou melhorias de bateria, navegação por gestos e funções capazes de prever o comportamento do usuário. Os anúncios da nova geração do sistema focaram em três pilares: inteligência, simplicidade e bem-estar.
Bateria Adaptativa
Uma função de bateria adaptativa prioriza os aplicativos mais usados e, segundo o Google, é capaz de economizar até 30% de energia. O novo Brilho Adaptativo aprende com o usuário como cada um usa o brilho da tela de acordo com o ambiente onde está.
App Actions
Uma nova tecnologia chamada de App Actions usa aprendizado de máquina para prever e tentar “adivinhar” o que os usuários querem fazer e sugerir a próxima ação. Ao buscar pelo nome do filme, o celular vai sugerir também apps para comprar ingressos, por exemplo. Ao conectar o fone de ouvido, um conjunto de apps como Spotify e similares será exibido na tela.