Notícia:

Uso de Aplicativos Customizados

08 MAR 2016

O uso de aplicativos customizados por empresas pode se tornar uma boa opção para redução de custos e aumento de produtividade, até conseguir retorno sobre o investimento (ROI) em tecnologia, como demonstra um recente relatório da FileMaker.

Esse estudo da subsidiária da Apple feito com usuários da plataforma de desenvolvimento de aplicativos FileMaker revela que 81% das empresas reportaram redução de tarefas ineficazes em seus processos e 74% aumentaram a produtividade de suas equipes, além de 63% mostrarem ter melhoras na prestação de seus serviços.

"Os aplicativos customizados podem resolver uma série de problemas dentro de uma empresa", afirma Ann Monroe, diretora de marketing da FileMaker. "Uma empresa que constroí apps customizados pode ajudar a reduzir seu tempo nas tarefas e processar ações com mais agilidade".

Como exemplo, a executiva citou uma companhia de refrigeradores comerciais que criou um aplicativo para que os técnicos de campo pudessem enviar e receber informações sobre os equipamento e sobre os invoices. Com isso, os pagamentos de consertos ou envio de peças que antes demoravam meses passaram a ser feitos em semanas.

Através deste exemplo, Monroe relembra que 60% dos entrevistados afirmaram ter obtido o retorno sobre o investimento com seus aplicativos.

Reduzindo custos

Atualmente com 1,5 milhão de downloads do aplicativo FileMaker Go (iOS) e 20 milhões de cópias entregues do software FileMaker, Monroe ressalta outros dados da pesquisa, como a facilidade de criação de apps (82% dos usuários criaram o aplicativo customizado dentro da empresa) e seu curto tempo de preparo (52% dizem que demorou apenas três meses para fazer um app).

Para ela, as informações obtidas na pesquisa reforçam que a criação de aplicativos customizados por empresas menores pode ajudar um mercado como o latino-americano, que passa por momento de insegurança financeira entre essas companhias. "Não precisa de conhecimento em programação para fazer um aplicativo na plataforma", explica a diretora de marketing. "Elas podem usar os conhecimentos que têm para resolver problemas internos ou externos. É uma ótima opção para empresas de pequeno e médio porte que não possuem departamento de TI ou que não podem gastar com desenvolvedores externos".