Notícia:

Brasil: 68,4 milhões acessaram a web pelo smartphone no primeiro trimestre

28 MAI 2015

O número de pessoas que utilizam a Internet por meio de um smartphone chegou a 68,4 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 16% em relação aos 58,6 milhões de usuários contabilizados em igual período de 2014, segundo a pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope, realizada entre abril e maio com 908 usuários de smartphones de todo o Brasil.

 

Segundo o relatório, o maior crescimento ocorreu entre as pessoas de menor renda. As classes C, D e E – que no quarto trimestre do ano passado representavam, juntas, 36% –, no primeiro trimestre de 2015 passaram a representar 38%, ou um ganho de dois pontos percentuais (p.p.). Ainda assim, a posse de smartphone conectado à internet continua bastante concentrada nas classes A e B, que somam 62% do total.

 

Na divisão regional, o Sudeste é o maior mercado de smartphones conectados, com 47% do total. Mais da metade dos smartphones da região estão no estado de São Paulo, que tem 26% do total do Brasil. A segunda maior região é o Nordeste, com 23%, seguida pelo Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%).

 

Conteúdo

 

As redes sociais e comunicadores de mensagens, e-mail, vídeos, notícias, música e portais são os conteúdos e serviços mais utilizados pelos brasileiros via smartphones. Dos 20 aplicativos mais utilizados no País, sete são redes sociais ou comunicadores, quatro são bancos, três são plataformas de e-mail, dois são para vídeos e os outros são um game, uma loja de aplicativos, um navegador e um serviço de mapa e GPS.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, os aplicativos ainda não são uma forma usual para ler notícias pelo smartphone. Em abril, 40% dos usuários de Internet pelo smartphone disseram que consumiram notícias pelo aparelho. Desses, 68% disseram que abriram o navegador de Internet para se informar, 42% afirmaram ter lido notícias a partir de compartilhamentos em rede social e 30%, por compartilhamento em um aplicativo de comunicação de troca de mensagens.